11 de dezembro de 2017

O lado difícil de ser blogueira

em 11 de dezembro de 2017

33 comentários
Desde que o assunto blog estorou, é muito comum a gente ver muitas blogueiras começando a fazer um tremendo sucesso, aparecendo ao lado de famosos, conseguindo vários seguidores no Instagram, enfim. Isso pra qualquer blogueira que se preze para fazer um bom trabalho, é simplesmente ótimo, mas nem sempre a gente consegue atingir esse público alvo tão grande, principalmente blogueiras literárias como nós, que infelizmente não somos tão reconhecidas como aquelas que falam de moda, maquiagem e demais coisas. Por isso, neste desabafo, eu vim falar das coisas difíceis e frustrantes da vida de uma blogueira literária.

1. FALTA DE CRIATIVIDADE

Uma coisa óbvia para qualquer blogueiro, isso porque trazer conteúdo diferente e diversificado em um mundo que cresce cada vez mais é muito difícil, ainda mais se somos blogueiras literárias, já que nosso único assunto principal são livros. Para aqueles que gostam de sair da zona de conforto das resenhas, procurar outros estilos de posts torna-se muito cansativo e muito desestimulante. Também já vi críticas que você não pode trazer outro conteúdo se seu blog é literário, muita gente simplesmente não gosta, acha que sai do teor principal do tema, e isso também pode ser um problema na hora de trazer outros conteúdos.

2. FALTA DE VISIBILIDADE

Como eu disse, o blog literário não é visto do mesmo modo que os outros blogs, por isso seu público alvo tende a ser específico, o que faz com que a gente não consiga tanta visibilidade assim. Conheço poucas blogueiras literárias que posso chamar realmente de famosas, infelizmente isso só tende a acontecer. Parece que se você não falar de moda e maquiagem seu blog nunca será reconhecido, ao menos é essa impressão que eu tenho.

3. PERSONALIZAÇÃO CARA

Isso é um fator para todos. Ao menos para mim que quer mudar sempre o layout, é complicado quando se vai contratar um serviço, isso porque um layout personalizado de bom gosto tende a ser caro. Já vi lugares cobrarem a partir de R$600 um pacote, e isso vai muito além do que muita gente pode pagar. Como falei acima, falta visibilidade para nós blogueiras, e dificilmente conseguimos ganhar dinheiro com o blog (ao menos eu não consigo), então pagar algo tão caro assim está fora de questão. Por isso a gente sempre arrisca nos layouts grátis que vemos por aí, e até mesmo tentamos personalizar através de tutoriais, que com certeza fica bem mais barato.

4. BLOGGER X WORDPRESS.ORG

Sinceramente eu não vejo muita diferença nas plataformas, mas muita gente acredita que o Wordpress é uma plataforma que tem maior visibilidade além de ajudar no conceito de comercialização do blog, ou seja, algo mais profissional. Por isso muitas pessoas dão mais credibilidade aqueles que usam a plataforma wordpress ao invés do blogger, e muitos blogueiros também querem migrar por causa disso, o que pode acarretar perda de conteúdo ou seguidores. Na moral, pra mim tanto faz. Me sinto satisfeita com o blogger e só vendo uma recompensação muito grande eu poderia mudar.

5. COMENTÁRIOS MAL FEITOS

Todo blogueiro já passou por isso e há de passar. Infelizmente a gente ainda não está livre dos bonitinhos que querem somente comentar nos posts para poderem divulgar seu blog aqui. Ou seja, os caras comentam qualquer coisa no nosso blog, não se preocupando com o conteúdo do post, ou nem mesmo tentando disfarçar que não leu. Uma vez até me chamaram de outro nome! Incrível essas pessoas...
Dica importante: se você não está afim de ler o post, nem precisa comentar. Simplesmente volte outra hora, em outro post e faça seu comentário valer a pena ser lido J

6. PLÁGIO

Outra coisa que eu odeio e infelizmente acontece bastante por aqui, principalmente com as resenhas, são os plágios. Já aconteceu comigo, e isso me chateia muito. Você perde muito tempo lendo um livro, tempo tentando escrever uma opinião decente a respeito dele, pra um engraçadinho chegar aqui, apertar Crtl C + Ctrl V de boa, e compartilhar ela como se fosse dele em outra rede social. Gente, plágio é crime! Se aconteceu com você, não tenha medo de denunciar.

7. PREGUIÇA ou DESÂNIMO DE BLOGAR

Apesar de todas as experiências boas com os blogs, a gente não está livre da falta de criatividade e muito menos da preguiça de escrever que sempre dá um jeito de chegar até a gente. Muitas vezes excluía um post inteiro por não estar afim de compartilhar, e mesmo trazendo conteúdo quase todo dia, sinto essa vontade de simplesmente excluir o blog e deixar de lado. Acho que isso acontece por vários fatores, principalmente alguns que comentei mais acima, mas isso é uma barreira que todo blogueira precisa ultrapassar ao seu modo.

8. SITUAÇÕES CHATAS

Não sei se já aconteceu com vocês mas já é a segunda vez que acontece comigo e isso está me chateando. Geralmente faço bastante sorteios no instagram do blog, mas muita gente ainda duvida dos sorteios e dos ganhadores, como se eu estivesse fraudando o sorteio. Já mandaram mensagens maldosas nos comentários e no direct, dizendo que eu não fiz o sorteio, ou que não divulguei o ganhador, enfim, pessoas que simplesmente vem uma brincadeira para descontrair como uma maneira de ganhar a vida, como se ser sorteado fosse a coisa mais importante do mundo. Argh, me poupem! Tenho mais o que fazer do que ficar ouvindo esse tipo de acusação.

Enfim, como podem perceber, vida de blogueira não é nada fácil. A gente precisa passar por muita coisa pra chegar até onde estamos, inclusive, por cima de nossas próprias convicções e zona de conforto. Espero que vocês tenham se identificado com algumas situações que citei, e se quiserem comentar sobre alguma delas, fica a vontade. 


33 comentários:

  1. Oi Mi
    Ter um blog pra muitos é considerado perda de tempo.
    Acredita que uma vez me disseram: 'Vc tão inteligente e perdendo tempo c página na internet'. Isso fez com que eu parasse de falar do meu blog e só quando me sinto realmente a vontade é que falo dele! :/

    Eu adoro a plataforma do blogger e odiei do Wordpress portanto ficarei por aqui msm

    Nem me fale em comentários mal feitos. Fico chateada quando faço uma resenha, aí ela não é tão positiva e a pessoa comenta cm se vc tivesse rasgado elogios...ou n lê ou lê por cima!

    Eu tô um tempão tentanto mudar o layout mas pagar n está nos planos, assim cm vc n recebo 0,10 então nenhum real sairá dos meus bolsos. Mas preciso parar realmente e tentar um layout novo. Tô cansada do meu

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda. Concordo com você em relação a tudo, principalmente as pessoas ficarem falando mal e desanimando a gente. Minha família simplesmente não entende que eu gosto do blogger, eles sempre deixam comentários maldosos sobre esse hobbie, e isso me entristece. Mas tomara que você consiga mudar seu layout, acho que vai dar certo.

      Excluir
  2. Oi, Miriã!

    Concordo muito com o que você relatou. Fiquei um ano parada com o meu blog justamente por desânimo de blogar, em razão de muitos desses fatores que você ressaltou. Desanimava com pessoas que só comentavam por divulgação, pela dificuldade de conseguir leitores que realmente gostassem do meu blog etc. Porém, voltei um ano depois com muitaa paciência para isso e com força de vontade para enfrentar tudo isso.
    Adorei muito o seu post, você soube falar sobre exatamente o que um blogueiro passa, principalmente os blogueiros literários e iniciantes.

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia. Muitas vezes senti esse desânimo sabe? É uma coisa da gente, simplesmente fica sem criatividade, sem sentir prazer em postar mas eu sempre tento passar por esse tipo de barreira, apesar de ás vezes não conseguir. Ser blogueira não é fácil, mas blogueira literária parece ser mais difícil ainda.

      Excluir
  3. Oiii Mika


    Aiii guria, nem sei por onde começar, são tantos tópicos. Eu ando tão cansada que às vezes tenho vontade de chutar tudo pro alto mesmo, mas sempre desisto porque eu realmente gosto de blogar, indepentende de qualquer coisa. Mas te digo uma coisa, fujo de sorteios. Eu não suporto essa má fé de algumas pessoas em insinuarem coisas que, bora falar a verdade, pra que a gente faria isso? Fora que de uns tempos pra cá andou surgindo gente com perfil fake, gente que frauda, gente que se cadastra com diferentes perfis só pra ganhar, aff é tanto esqueminha que não me atrevo a nem cogitar mais sorteio, pra mim do pouco que fiz já deu sabe?
    Quanto ao reconhecimento, vivemos em um mundo não leitor. Não é só Brasil. O mundo inteiro em geral não costuma ler muito. Talvez alguns países por causa do preço acessivel dos livros possuam maior numero de leitores, mas mesmo assim não chega a ser nada comparado ao número de consumidores em outras áreas, até mesmo blogs de informática conseguem mais destaque dependendo do que postam. Enfim, que estamos voltadas para um público especifico eu já sabia, mas por um lado ainda somos sortudas. Minha irma teve um blog de moda faz uns 3 anos acho, e Mika, é uma competição voraz. Já ouviu falar naquele ditado quanto mais alto, mais dificil? Então pode até ser que blogs de maquiagem ou moda alcancem maior público, mas a competição ali é coisa brutal, eu não teria animo, energia e nem mesmo disposição pra algo assim.
    Uma coisa que me incomoda e entristece no nosso meio é ver muitos blogs virarem negócios. A ver, não tenho nada um blog que decide fazer 1500000 parcerias com todas as editoras do mercado. Se tem tempo de ler tudo isso, boa sorte. A questão é quando o blog deixa de ser aquela coisa pura e divertida, aquele propósito legal de "falar dos livros que a gente gosta e despotricar um pouquinho sobre aqueles que não gostamos" pra se tornar "preciso agradar a editora e dar 4 estrelas até nos piores livros ever". Isso prejudica não só os blogs que fazem isso, mas prejudica eu, vc e outros que não tem nada a ver, porque acabamos perdendo a credibilidade diante da pessoa que nos lê buscando encontrar uma leitura legal, alguém que às vezes está começando.
    Sobre o blogger e o Wordpress, eu até tentei usar o Word, mas nem por causa da fama de mais profissional, no meu caso foi por questão de nome, ja que encontro no Wordpress mais possibilidades de cadastrar o blog num nome legal do que no blogspot que ja anda saturadissimo e é dificil registrar um blog com o nome que queremos. Porñem, achei a plataforma do Wordpress mais dificil e desisti de usar.
    Quanto a criatividade, a minha está sempre em falta, mas vamos levando do jeito que dá...haha

    Beijokas

    Se cuida e vê se não desanima, teu blog é um dos melhores que conheço

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Eu nunca havia pensado desse modo em relação a concorrência para os blogs de moda, devem ser bem acirradas mesmo realmente. Aqui na blogosfera literária eu não sinto isso, na verdade vejo que cada blog se ajuda como pode, aqui temos amigos, não concorrentes, e fico muito feliz pelas amizades que fiz aqui. Eu acho triste quando vejo blogs que fazem de tudo para conseguir parcerias, como se fossem um selo de qualidade, o que não é. Infelizmente até hoje não consegui com editora alguma, o que me deixa meio triste, mas nem por isso fico desesperada correndo atrás. Isso também porque eles sempre se esforçam pra agradar leitor/editora, dizendo que o livro é bom e etc, sendo que todo mundo sabe que não é. Tira a essência do blog, sabe? Meu blog é um hobbie pra mim, ás vezes sinto muita vontade de ganhar dinheiro com ele, mas também não quero só me ater a isso, quero me divertir aqui e não sentir que preciso fazer um post para receber alguns trocados.

      Excluir
  4. Gostei muito de tudo que você tratou no poste, pois retrata muito bem nossas dificuldades em ser blogueiros. Infelizmente acontece muitos fatos chatos, mas o melhor de tudo é que amamos o nosso trabalho e fazemos com muito carinho. Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabel. Concordo com você, ser blogueira é fazer e falar daquilo que gosta, não como se fosse uma obrigação, como algo que se preze em fazer, que é o meu caso. Eu adoro blogar, e faço disso um hobbie porque realmente me animo em estar aqui, visitando outros blogs e etc.

      Excluir
  5. Oi, Mi!
    Menina, super me identifiquei com seu texto. Você realmente sumarizou todo o lado difícil de ser blogueira.
    O povo acha que só porque é blogueira está com rios de dinheiros. Minha mãe fica toda hora perguntando por que não estou ganhando dinheiro com o meu. Eu digo que é o nicho que eu escolhi que não me permite.
    O meu blog é majoritário sobre livros, mas também falo de outras e sorry que não acha que não podemos falar de outro assim. Sem querer ser grossa mas já sendo, o blog é meu e eu comento o que quiser (dentro das morais e tals hahahahha)
    Quando a blogger x wordpress, realmente o wordpress tem mais recursos porém o blogger é bem mais intuitivo de se mexer. Eu já trabalhei com wordpress e achei um saco!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Acho que o fato de ser blogueira se popularizou tanto que todo mundo que ser blogueira traz facilmente retorno financeiro, mas sinceramente, não consigo nem ganhar com filiação a algumas marcas, imagina com isso aqui. Eu sempre tento trazer outros posts para o blog, por isso falo muito de mim, música e etc, mas já vi que algumas pessoas simplesmente não curtem, não leem e não comentem quando o assunto sai do eixo de livros, por vezes até quis mudar meu nicho, mas eu só sei falar de livros, então é melhor manter assim, até porque me identifico demais com meu blog e não vou mudar por causa de qualquer um.

      Excluir
    2. Até que lá no blog, posts que não tem muito a ver com livros não são tão ignorados. Creio que se deve ao fato de que desde o começo ele é assim. Tem mais assuntos de livros? Com certeza, mas sempre tem espaço pra falar sobre alguma série ou indicar aquele músico que eu curto.

      Excluir
    3. Acho que vou ter que acostumar esse povo, afial, o blog é meu e eu posto o que quiser né?

      Excluir
  6. E o pessoal ainda acha que é fácil ser blogueira, né Mika? Jura. Adorei esse post e me identifiquei muito. Isso da falta de criatividade e desânimo eu passo váaarias vezes por ano, é muito chato. Tenho passado por isso de escrever posts completos e, no fim, nem postar, aliás, tenho VÁRIOS posts nos rascunhos, mas nada parece bom o suficiente, não sei. Neura de blogueira, né?
    Falta de visibilidade, infelizmente, é o que mais tem por aqui, é triste demais entrar em um blog com conteúdo maravilhoso e saber que ele não é reconhecido por causa de números. Ah, essa coisa de achar um nicho específico não rola comigo. Eu vejo o blog como uma extensão de mim e eu sou várias coisas, sabe? Acho que não conseguiria me ver blogando sobre uma coisa só, mesmo sabendo que esse é o ideal. Sobre layouts, nossa, nem me fala! Aprendi na marra a mexer no básico do HTML pra arrumar o meu cantinho, senão eu tava com layout próprio do blogger até agora hahaha aliás, teu layout tá LINDO DEMAIS, mulher!
    Nunca testei o wordpress, mas amo o blogger e não trocaria não, já dá preguiça só de pensar no procedimento. Quanto aos comentários mal feitos, nossa, se tem uma coisa que me irrita é isso. Poxa, a gente faz o post com o maior trabalho, todo bonitinho, pra pessoa chegar lá e não dar a mínima. Eu me sinto mal real quando isso acontece, parece que meu trabalho todo foi em vão. Nunca passei por uma situação de plágio escancarado, já vi postagens MUITO parecidas (até demais) com as minhas, um texto similar com palavras diferentes, sabe? Me chateou, mas como não sei se isso se caracteriza como plágio, deixei pra trás. Enfim, é muita coisa que existe pra nos deixar pra baixo aqui, infelizmente, mas pelo menos, se a gente continua, é sinal de que o nosso amor é maior! <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs. Eu também vejo o blog como uma extensão de mim, por isso falo de várias coisas pessoais minhas, doa a quem doer. Minha vida não é tão interessante assim, mas eu gosto de conversar com as pessoas a respeito de algumas experiências, e mesmo que isso saia do conceito de leitora encantada, eu me identifico com a minha marca.
      Eu detesto comentários mal feitos, juro, a pessoa manda OI, e deixa o link do blog dela, como se a gente fosse uma propaganda grátis dela aff. Como eu sempre digo: se você não tá afim de comentar, volta outra hora e veja outro post, é melhor do que comentar de mal jeito e trazer uma má impressão pro dono do blog.

      Excluir
  7. Te entendo perfeitamente, as pessoas acham que vida de blogueira é fácil, mas não é. É muito complicado, as vezes a criatividade não ajuda. Mas amo o que faço;.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wandeléa. Fazer o que a gente gosta é vital pra dar certo, né? Mas nem sempre ter boas ideias e trazer isso no papel ajuda no desempenho, o negócio é ter força de vontade para ultrapassar as barreiras que a gente encontra no caminho.

      Excluir
  8. Oi Mi,

    Vamos por partes rsrsrsrs Ser blogueira não é fácil e blogs literários realmente não possuem o devido respeito mesmo. Eu tenho pavor de trocar layout porque a dor de cabeça é grande e não sei mexer em nada, só Deus sabe quando mudo o da Estante de novo rsrsrs o Wordpress é uma plataforma mais completa que o blogger, com mais ferramentas, mas na minha humilde opinião, o blogger é do google e como um produto da casa isso ajuda na horas das buscas. Nunca passei por essa da pessoas duvidar de sorteio, mas o povo meio que surta com prêmios e lidar com o público é sempre muito difícil...

    Enfim, sou blogueira por prazer mesmo acima de qualquer coisa, mas que não é fácil, não é mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi.
      Eu achei o wordpress bem mais difícil de mexer, mas é realmente mais profissional, digamos que as pessoas te levam "mais a sério" quando se é dessa plataforma, o que é meio preconceituoso. Enfim! Eu não sei lidar bem com os seguidores do instagram, prefiro fazer tudo por aqui mesmo, é mais tranquilo já que conheço o pessoal que comenta e etc, lá é mais informal e isso ás vezes irrita.

      Excluir
  9. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    Saudades de você!!! Ás vezes acontecem coisas que me surpreendem, sempre achei que no mundo literário seria tudo cor de rosa, risos.... E não é. Mas me recuso a perder o sentimento de magia que só os livros podem trazer, como amo livros não desisto!!! Então não fique triste, eu sei que não é fácil, mas vale a pena.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Eu também não quero perder esse sentimento gostoso que sinto quando blogo, ou quando leio um livro, e espero que continuemos assim por muuuuitos anos <3

      Excluir
  10. Oi Miriã!

    Menina, acho que toda blogueira já passou por todos esses tópicos que você citou. Falta de criatividade, comentários vagos, falta de visibilidade, desânimo para postar, acho que são os maiores problemas. Essa vida de blogueira não é fácil mesmo, as vezes dá vontade de chutar o balde, porém é momentâneo. Quando penso que também tem os lados positivos e principalmente de eu estar fazendo algo que amo, todos os problemas são esquecidos. Meu conselho seria força! Resista! Estamos juntas nisso! <3

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivian. O negócio sempre é pensar nos sentimentos bons e no lado positivo, porque realmente são muitas coisas ruins que passamos, mas a gente sempre resiste.

      Excluir
  11. Oi Miriã!
    Post mara! Eu já passei por várias situações de plágio, é bem chaaaato... Mas essa do sorteio nunca, muito demais esse povo! rs
    Eu tbm prefiro o blogger e acho q nunca vou conseguir comprar um lay exclusivo, hahahah
    Ah, a falta de visibilidade é triste. Queria estar viajando por aí tbm, comprando apartamentos kkkkkk
    Vida que segue XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Menina, persista! Tem muitos layouts personalizados baratinhos e muito bons, que eu mesma já contratei. Depois te indico alguns. HAHA Vai que a gente consegue comprar nossos apartamentinhos né?

      Excluir
  12. ótima postagem, amo livros mas ser blogueira literária realmente é difícil.. As vezes é basicamente implorar para uma curtida ou um comentário na postagem que você fez com tanto carinho. Fico triste que muitas vezes nem meus amigos leem a minha postagem com a desculpa que eu já comentei sobre o livro. Mas continuo firme e forte, o blog é minha terapia e faço por mim.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Concordo com você, a gente sempre tenta divulgar pras pessoas nosso blog, mas as pessoas não levam a sério. Minha família mesmo nunca nem leu um post meu kkk

      Excluir
  13. Oi Miriã
    Menina ser blogueira de literatura é uma luta, concordo com você em tudo que falou, é complicado e custoso ser reconhecido né?
    Nem me fala em comentários mal feitos, eu já estou de saco cheio disso, é muito chato mesmo.
    E desanima mesmo, eu fico muito chateada com a falta de reconhecimento. Mas não vamos desistir. Adorei o post.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa. Os comentários mal feitos dá a impressão que a pessoa que comenta pouco se importa com o nosso trabalho né? Porque a gente demora tanto tempo pra criar um post especial e no fim o cara comenta que nem a cara dele, de má vontade, é de partir o coração.

      Excluir
  14. MEU DEUS, ME DÁ UM ABRAÇO!!!
    Sério, esse post é todinho a minha pessoa! Na verdade, eu acho que você conseguiu pontuar os principais problemas que todo blogueiro enfrenta. Isso da falta de criatividade, preguiça para postar, falta de visibilidade e de $$$ pra pagar um layout personalizado são basicamente os principais problemas que eu enfrento. Inclusive, foram alguns dos motivos que me fizeram ficar longe da blogosfera por mais de um ano ]:
    Voltei recentemente com o meu blog, mas to tentando não ficar muito encanada com essas coisas, se não acabo abandonando o coitado de novo. To mais focada em escrever pra praticar a minha escrita - estou cursando jornalismo, então escrever bem é muito importante - e pra desestressar mesmo, sabe? Escrever as minhas opiniões independentemente de quem vai ler, ou ainda, se alguém valer, já que, depois de mais de um ano afastada, infelizmente os leitores evaporaram ]:
    Enfim, poderia comentar uma bíblia sobre esse assunto, mas vou me limitar ao que já escrevi e finalizar dizendo que adorei o post, como possivelmente já deu pra notar pelo tamanho do meu comentário u_u kkkkkkk. Então vou ficando por aqui antes que me empolgue e comece a comentar sobre algum outro tópico do post.

    Um super beijo e um ótimo fim de semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa. Que bom que você gostou! Infelizmente acho que temos que lidar com a falta de criatividade e o desânimo todos os dias, porque não é sempre que a gente está bem e disposta pra escrever né? Por isso que nós blogueiras somos realmente vencedoras porque essa vida não é fácil.

      Excluir
  15. Você realmente expôs tudo que eu venho pensando ultimamente. As pessoas olham a blogueira como "vida fácil" e as coisas não são bem assim. Dá trabalho manter um blog; dá trabalho preservar o público-alvo e até mesmo atingir novos; Às vezes cansa, desanima, dá vontade de largar tudo, mas a gente faz por amor. E acho que é isso que mantemos o blog (ao menos para mim).

    Infelizmente não estamos livres de comentários superficiais. Estou vendo tanto isso atualmente no meu blog que confesso que o desanimo de responder é grande (não é a toa que estou enrolando faz um tempinho). Mas enfim, infelizmente é algo que só conseguimos controlar com o controle de comentários que serão publicados.

    Em questão de plataforma, eu uso wordpress no trabalho e confesso que eu odeio a plataforma: ela é ruim para postagem, difícil de mexer e tudo mais. A do blogger é bem melhor. Mas eu também não vejo como concorrência, mas infelizmente as blogueiras famosas vêem assim. É triste saber que muita gente faz por "dinheiro", sucesso e não por amor. Sucesso é consequência de um trabalho bem feito, mas isso acaba mudando quando "sobe para a cabeça", entende?

    Enfim, adorei demais sua postagem. Relatou muito a verdade da qual vivemos todos os dias.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Olha, você falou muito aqui! Meu mais recente problema foi que mudei o blog e não tive o apoio da minha família, que antes já não dava apoio nenhum, mas que agora disseram que eu deveria ter deixado o outro nome, porque esse é mais feio e bla bla blá. É muito difícil ser blogueira, a responsabilidade é muito grande e a gente sempre vê um probleminha no caminho. Eu já tentei usar wordpress mas isso grita "dificuldade", por isso deixei de mão. Infelizmente a concorrência entre os blos famosos é algo que vemos todos os dias, já que todos querem fama, deixam de fazer aquilo com vontade.

      Excluir
  16. Oi Querida!
    Super concordo com você, é tanta coisa para dar conta que quando junta começa a dar dor de cabeça. Eu estava um pouco desanimada com o blog antes do Enem, porque estava estudando e uma autora cancelou a parceria por eu não ter interagido... eu até entendo ela, mas nós temos vida pessoal e as vezes temos que dar atenção. Não curto ver muito resenhas copiadas em alguns blogs, porque acho um desrespeito com quem passou a tarde e noite escrevendo aquilo que queria. E ainda tem os comentários que não dizem nada com nada...
    Não sei se você entendeu o que eu quis dizer, mas eu quero APENAS dizer que Eu Te Entendo, e te desejo toda a sorte do mundo.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤



TOPO