23 de janeiro de 2018

Três dicas para o seu blog crescer!

em 23 de janeiro de 2018

26 comentários
Fuçando alguns blogs por aí, mais precisamente esses com tantos seguidores no Instagram, eu percebi que a maioria deles não recebe uma visita de leitores há anos, e isso me fez pensar qual seria o motivo para isso. São tantos posts mas nenhum comentário, e isso acabou me fazendo perceber que talvez esses blogs não estejam direcionando seus posts para o público certo, ou que eles estejam falhando miseravelmente em algumas ações importantíssimas que todo blog deve fazer. Neste post resolvi dar três dicas para você que quer ver seu blog crescendo, elas também servem para aqueles blogs que estão começando agora, tanto para aqueles que já tem um blog e querem que ele tenha mais visibilidade ainda.  

Dica nº 1: Seus posts não precisam ser 100% criativos mas precisam ter conteúdo
O que chama atenção em um blog em seus 70% é o conteúdo do post. O que você está escrevendo? O que você quer passar para o leitor? Independente do teor do seu post, seja resenha, indicação de livros, tags e tudo o mais, você precisa escrever um bom conteúdo, começando por uma linguagem mais acessível a seu público-alvo – não adianta escrever palavras difíceis se ninguém entende seu significado -, assim como revisar bem a ortografia, até porque ninguém gosta de ler algo que está mal escrito ou que tem erros de português. Não sabe como escreve a palavra? Google ta aí pra isso. E também ser dinâmico, já que a maioria dos leitores gostam de imagens e citações que acompanham o texto, isso ajuda até visualmente o post, para ele não ficar totalmente simples e cansativo de ler.

P.S.: Se você quiser dicas de como fazer uma resenha ou quer saber se suas resenhas estão andando pelo caminho certo, acesse o post da Clarissa, do Próxima Primavera que tem dicas importantíssimas sobre como fazer uma resenha.

Dica nº 2: Divulgue seus posts nas outras redes sociais
Eu confesso que morro de preguiça dessa dica, mas ela é vital para o crescimento do seu blog. Você precisa divulgar seu conteúdo, não somente no G+, e sim em todas as redes sociais que seu blog possuir. Agora com a facildade da internet, você consegue acessar Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e todas essas redes sociais com um só clique, assim fica mais fácil na hora de fazer com que seu post seja visualizado e atenda um público maior. Isso também é importante para manter contato com seus leitores e seguidores, afinal, nem todos tem uma conta no Gmail e acompanham somente o blog, então estreitar esses laços é vital para que seu blog cresça e tenha mais acessos.

P.S.: Se você também tiver dinheiro e quiser investir nisso, você também pode promover alguns posts através do Instagram e também o Facebook, aumentando o público que verá seu link.

Dica nº 3: Visite e comente em outros blogs também!
Para mim essa é a dica mais importante. Para quem tá começando agora na blogosfera, talvez não saiba que os blogs tem um acordo implícito de troca de visitas. Se você entra no meu blog e comenta, eu automaticamente vou retribuir seu comentário no seu blog e vice-versa, e assim vamos criando esse vínculo. Não adianta você pagar R$500 num layout maravilhoso, escrever resenhas fantásticas, ter 2 mil seguidores no Instagram, e trazer várias ideias legais ao seus posts se você também não visita outros blogs, e não lê o conteúdo de seus “colegas”. Reciprocidade na blogosfera é ótimo e faz um bem danado. Provavelmente vai te ajudar muito na hora de fazer seu blog crescer também.

P.S: Não vale comentar no blog alheio só para divulgar seu link! Os comentários precisam ser significativos, que mostrem que você realmente leu o conteúdo do post. Se não for pra ser assim, por favor, nem comente.

Espero que essas dicas tenham ajudado você! São dicas simples mas que realmente fazem a diferença se vocês conseguirem aplicar todas elas no seu dia a dia na blogosfera. Se você quiser também deixar uma dica aqui para os demais parceiros, nós estamos aceitando também!

26 comentários:

  1. Oi, Mi

    Ótimas dicas! Eu também morro de preguiça de divulgar, mas divulgo! Hahahaha
    Existem muitos blogs e todos os dias surgem vários, a gente tem que saber vender nosso peixe.
    Também acho essencial ler a postagem do amiguinho blogueiros e não somente comentar qualquer coisa pra largar o link, mas é o que eu mais tenho visto, infelizmente! :(

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi, Tami. Eu ás vezes esqueço de divulgar, não tenho paciência pra escrever na legenda do Instagram igual algumas pessoas, mas admiro quem consegue.
      Eu já vi alguns blogueiros que comentam que nem a cara só para deixar o link lá, e eu não visito essas pessoas de propósito, chega me dá uma raiva.

      Excluir
  2. Olá. Achei as dicas bem úteis. Acho que eu sigo todas, exceção as das redes sociais. Tenho amigos do blog que possuem páginas no facebook, twitter e etc. Nunca pensei nisso, mas quem sabe eu não faça? Achei as dicas bem feitas. É bem chatinho quando comentam só para divulgar e não falam nada do post. É minha primeira vez aqui no blog. Estava procurando blogs novos e aqui estou eu. Ótimas dicas e beijos! Também tenho o sonho de me tornar escritora rrsrsrs.

    Snack Cheese Viva o leite ~🍪v i s i t e - n o s🍪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iza.
      Obrigada pela visita! Pois é, eu acho que as redes sociais ajudam muito a divulgar o blog, e acho que se você quer ter maior visibilidade, é bom arriscar nelas, mas eu mesma morro de preguiça de ficar divulgando os posts por lá.

      Excluir
  3. Sério, seu blog é o melhor blog do mundo. Você traz tantos conteúdos e não se preocupa em passar o que sabe para os outros.
    Também tenho preguiça de divulgar, mas é importante como você falou. A primeira dica é extremamente importante e é difícil criar conteúdo, mas é o que nos dá retorno, não é?
    Muito obrigada pelas dicas, seu blog com certeza é uma inspiração para mim (você já deve saber disso) e claro, muito obrigada por compartilhar conosco o que você sabe.
    Adorei o post, mesmo.
    Beijos!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Que nada! Pra mim todos vocês são como meus amigos e se eu posso ajudar, por que não fazer? Eu acho que tem que ter conteúdo os posts, isso é essencial, assim como você traz nos do seu blog, que por sinal gosto muito.

      Excluir
  4. Oi, Miriã!
    Adorei as dicas. Bem úteis! Divulgar é essencial, né!? Infelizmente as plataformas não têm colaborado muito ultimamente. O facebook então, nem se fala. O alcance despencou e isso desmotiva bastante. Mas a gente não pode desistir, né!?
    Por outro lado, o instagram vem sendo uma ferramenta ótima.
    A interação (verdadeira) entre os blogs são fundamentais também. Eu visito sempre os blogs que eu curto o conteúdo e fico muito feliz quando sou retribuída. Agora, que passa só para deixar link, só ignorando mesmo. Sinto meu trabalho desmerecido.

    Amei seu post, seu desapego em compartilhar seu aprendizado!
    Obrigada <3

    beijooos
    http://www.aquelaepifania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliza. Eu geralmente ignoro pessoas que só deixam o link, fico irritada e realmente sinto como se meu trabalho fosse desmerecido, mas fazer o que né?
      Eu não gosto de usar muito o Facebook, mas acho o preço dos impulsionamentos de posts mais baratos que o do Insta, apesar do Insta interagir melhor com a galera.

      Excluir
  5. Olá Miriã,

    Gostei demais desse post, essa dicas são primordiais para todo blog, além de amar ler independente de tudo...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco. Principalmente amar ler se o blog for de conteúdo literário né?

      Excluir
  6. Oi Mi, tem gente que quer crescer e faz resenha que é cópia de enredo, cópia dos outros, duas linhas de criticas... enfim, conteúdo é bem importante, mesmo que a maioria hoje dia tenha preguiça de ler hehehehe e adorei suas dicas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi.
      Ontem mesmo fui ler uma resenha de um blog e tinha exatamente isso que você falou... opinião nenhuma da obra, tipo, nem é resenha né?

      Excluir
  7. Amei as dicas! A 3ª dica é importantíssima, já vi vários blogs bonitos, com muitos seguidores e nenhum comentário se quer, absolutamente nenhum!
    Acho que as pessoas acabam vendo os números de seguidores e acham que não precisam mais retribuir nada, que elas já conquistaram tudo, e no fim acabam tendo um blog vazio, que ninguém mais liga.
    As pessoas esquecem que a blogosfera é uma Irmandade, que um blog ajuda o outro e com isso todos caminham e crescem juntos.
    Já tive outros blogs antes (de temas diferentes) e todos são dessa mesma forma, então é sempre importante ter isso em mente.
    Sobre a divulgação nas redes sociais, morro de preguiça também, mas fazer o quê né, é preciso =D
    Beijinhos!

    https://atocadalebre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.
      Eu comentei sobre isso na terceira dica justamente pelo que eu vejo muito. Blogs super famosos mas que ninguém interage sabe? Acho que a pessoa só quer receber mas não retribuir, o que é realmente uma pena.
      Minha maior preguiça é ter que escrever na legenda do Instagram, não sei como esse pessoal consegue escrever resenhas por lá.

      Excluir
  8. Adorei as dicas.
    São coisas bem simples, mas essenciais para um blog crescer com qualidade.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty. Que bom que gostou, espero que ajudem no crescimento do blog :)

      Excluir
  9. Muito obrigada, Mi! Não só suas dicas foram úteis, mas também o post do Próxima Primavera que você indicou!

    https://thatisrealme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha. Que bom que gostou. A Clarissa foi muito útil neste post.

      Excluir
  10. Ola,
    A respeito de conteúdo o seu comentário fez muito sentido, já vi blogs por ai que postavam o resumo do livro/série (ou ás vezes só uma sinopse) e chamavam de resenha. O conteúdo é TUDO.
    Eu não tenho grandes ambições com o meu blog, ficar famoso, ou trabalhar só com isso, uso ele mais para conhecer pessoas e conversar com elas sobre os livros, por isso não invisto muito em divulgação :v
    Ótimas dicas.
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Assim, eu não gosto de divulgar muito mas eu gosto de mostrar que fiz alguma resenha sabe? Acho que ajuda também na hora das pessoas escolherem lerem o livro ou não, então mesmo não curtindo eu tento divulgar kkkk

      Excluir
  11. Oi, Mika!
    Eu acho que até consigo seguir esses tópicos que você comentou haha
    Já vi muitos blogs que colocam apenas a sinopse do livro e um "gostei" no final, chamando aquilo de resenha. Nunca entendi essas postagens muito bem, mas né... Cada um sabe o que faz.
    Eu até gostaria que o blog crescesse e ficasse mais conhecido, porém gosto de ter ele como um hobbie, sabe? Fico nesse impasse haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      Ontem mesmo vi uma resenha assim. O cara se perdeu em quase 20 linhas resumindo o livro e depois colocou duas linhas explicando porque tinha gostado. Como assim?!
      Eu considero o meu blog como hobbie, e não quero mudar isso mas tento divulgar pra que as pessoas possam ler alguma coisa interessante aqui.

      Excluir
  12. Oi! Concordo com você, a primeira coisa que percebi ao entrar no blogger, é que os blogs retribuíam visitas entre si e achei isso bem legal. Desde então faço o mesmo. Adorei o post! Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rackel. Fica meio que uma coisa implícita né? mas todo mundo retribui a visita, isso ajuda muito os blogs.

      Excluir
  13. Oii Mi, tudo bem ? Amei as dicas, e com certeza a reciprocidade na blogosfera faz total diferença, além disso a gente sempre acaba conhecendo conteúdos legais.
    - beijos, Carol !
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Exatamente, pra mim essa é a dica primordial, já que você ajuda outros blogs e é ajudado também.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤



TOPO