Categorias: , ,

A infância e adolescência podem ser as melhores fases na vida de uma pessoa. Meu primeiro contato com os livros se deu na 1ª série com os gibis da Turma da Mônica, que acredite, mudaram completamente minha vida e a forma como vejo os livros hoje. Eu iria postar sobre os meus livros favoritos da infância, mas como só passei a ler mais na adolescência, resolvi falar dos livros que li há exatamente uns 8 anos atrás, ou seja, MUITO tempo, mas que acabaram ganhando um lugar no meu coração. Será que vocês descobrem quais eram os meus livros favoritos naquela época? Tenho certeza que vocês irão se surpreender.

Pollyanna Moça, da Eleanor H. Porter

Quem achou que eu só lia new adult e romance de época, acaba de quebrar a cara. Esse é um clássico da literatura, e se você ainda não leu esta história, precisa fazer isso. Pollyanna conta a história de uma garota de mesmo nome que acaba de chegar para morar com sua tia, uma mulher rabugenta e amargurada por causa de um coração partido. Então a menina resolve apresentá-la ao Jogo do Contente, um jogo que tem o intuito de fazermos perceber que as coisas mais simples são as mais importantes em nossa vida. Sinceramente, li Pollyanna quando tinha 12 anos, mas não gostei, até que alguns anos depois, li Pollyanna Moça, que conta a história da personagem descobrindo o amor, e foi aí que me apaixonei por esse livro, tanto que já reli umas 3 vezes. Acho que pelo fato de ter um romance, a história já acabou me encantando, e foi muito divertido ver Pollyanna encontrar seu final feliz.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios, do Rick Riordan

Acredite se quiser mas eu já fui apaixonada por aventura e fantasia, e não é a toa que na adolescência, Percy Jackson era meu xodózinho. Nunca entendi bem a mitologia grega, então conhecer um pouco mais sobre a história dos Deuses do Olimpo foi extremamente interessante pra minha formação como pessoa. E também tem o fato do Rick saber conduzir maravilhosamente essas histórias, o que contribuiu muito para a leitura.

Sangue de Lobo, das autoras Helena Gomes e Rosana Rios

Ainda pelo gênero da fantasia, Sangue de Lobo é um livro nacional que mistura lendas urbanas com aventura. Li ele na escola e nunca imaginei que fosse gostar tanto desse mistério envolvendo assassinatos e lobisomens. Gostei tanto que tive que comprar o livro e matar a saudade dessa história. Até hoje ele é considerado um dos meus livros favoritos da vida, e eu recomendo para vocês.

Assassinato na Biblioteca, da Helena Gomes

Li esse livro para uma peça da escola na 7ª série, e pra mim foi muito difícil porque o livro tem um começo super chato. Sinceramente, eu pouco me lembro do que a história fala, mas lembro muito bem do romance entre um adolescente e uma garota fantasma no enredo. Um romance que é tão improvável de acontecer que acabou me encantando, e talvez seja por isso que até hoje eu procure esse livro para ler, mas infelizmente nunca encontro. A história também me lembra Anna Vestida de Sangue, e é por isso que gosto tanto dela.

Laços Inseparáveis, da Emily Giffin

Esse foi o primeiro livro que li com um tema mais adulto, e foi emprestado por uma amiga na época. Só de ver essas capas eu imaginei que não fosse gostar desta história, mas caramba, como me surpreendi. Laços Inseparáveis é uma história que traz a tona tantas outras histórias reais e parecidas de meninas que engravidaram na adolescência e acabaram dando seus filhos para adoção, e anos depois reencontram esses filhos. A autora sabe conduzir a trama tão bem, que até mesmo um assunto que para mim é chato, consegue ser extremamente enriquecedor de tantos ensinamentos que ele traz. Para quem quiser ler sobre relações familiares e um tema que foge do romance, você pode se surpreender com este livro.

A conclusão que eu tenho a respeito dos livros que li na adolescência é que acabei deixando de ler livros que realmente me impactaram e acabei dando prioridades somente aos gêneros que gosto, e acho que está na hora de mudar isso.

E quais foram seus livros favoritos da infância/adolescência? Foram algum desses? Conte pra gente!

14 Comentários

  1. Nunca li nenhum desses livros, mas sempre me falam desse Pollyanna Moça, me falaram que era um clássico que todo mundo lê na infância, mas eu nunca nem tinha ouvido falar durante a minha infância. Vou procurar, certeza que deve ter em bibliotecas pela minha cidade =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda. Quando li esse livro, foi indicação de uma professora na 6ª série e praticamente mudou minha vida, no caso, me interessei mais pela literatura. Tomara que você leia e goste.

      Excluir
  2. Oi Mi, como sou mais velha que vc li Percy Jackson já adulta hahahahahaha eu fiz o caminho inverso de todo mundo, lia clássicos na adolescência e na vida adulta passei a ler infanto-juvenil kkkkkkk E apesar de não ser super fã da Emily confesso que tenho curiosidade com esse livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Haha, acho que clássico durante muito tempo cansa também né?
      Eu só li dois livros da Emily e gostei muito, acho os temas dela muito interessantes.

      Excluir
  3. Oi, Mi

    Eu também comecei a ler através dos gibis. Eu tinha MUITO gibi e almanaque, cheguei a ter assinatura e tudo. Depois passei a ler a Coleção Vagalume... não sei se você chegou a pevar essa época, acho que não, mas agora você sabe que sou velha, né? Hahahaha
    Era muito livro legal e eu amava, uma pena os meua terem sido comidos por cupins... hoje são relíquias!
    O que eu mais gostava era O Caso da Borboleta Atiria! <3

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami. Acho que gibi aumentou a vontade de leitura por parte das crianças, eu certamente fui uma delas, mas sempre lia na escola. Ahhhh, eu conheço esse livro! Já li também haha

      Excluir
  4. Oi oi querida!!
    Adorei ver que tem Percy Jackson na sua lista. Eu estou acompanhando um amigo meu ler o livro, e as reações dele com os acontecimentos são hilárias. Alguns dos livros citados eu ainda não tinha conhecido ou até mesmo lido. Mas foi bom conhecer a sua opinião.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Eu adorava Percy Jackson quando era mais nova, hoje em dia provavelmente não leria acho.

      Excluir
  5. Oie
    Gostei de conhecer suas leituras da adolescência. Na minha época eu lia a série meu primeiro amor, foi quando tomei o gosto pela leitura.


    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa. Nunca ouvi falar da série mas gostei do título, vou dar uma pesquisada.

      Excluir
  6. Oi, Mi!
    Até outro dia nem conhecia essa tal de Pollyana hahahha
    Menina, eu sou louca pra ler Sangue de Lobo. Forever na lista de desejados.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Eu fiquei apaixonada por Sangue de Lobo, acho que é um livro muito bem escrito, acho que você vai gostar.

      Excluir
  7. De todos os citados, eu só li Pollyana Moça, mas tenho interesse em ler Percy Jackson. Como eu ainda estou na adolescência, fica meio difícil responder essa "tag". Também não me lembro dos meus livros FAVORITOS da infância, mas me lembro de alguns que lia:

    - Diário de um banana
    - Mundo dos desejos
    - Querido diário otário
    - tinha também uma coleção de clássicos da editora Scipione que eu amava

    Um beijo, Aninha
    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha. Conheço esses livros mas esses que você citou pra mim são recentes até demais! Quem sabe daqui uns 3 anos você faça o post né.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤