Doce Amargo Livro I - Evelyn Santana | Resenha premiada


Melinda é uma garota que não conhece suas origens, tendo sido abandonada com pouco dias de vida em um orfanato, onde se apaixona por uma ilusão, um rosto em uma foto no jornal: Robert Blackwell, um promissor empresário que fez uma doação para o orfanato onde ela morava.
Anos mais tarde, Linda consegue se reerguer, estudar e garantir um bom emprego na empresa de Robert.
Um acidente faz com que se encontrem. A ganância dele os aproxima. E o amor sela tudo.
Romance | 441 páginas | Editora Coerência 

Recebi Doce Amargo em parceria com a autora Evelyn Santana, que gentilmente me enviou o livro mais alguns mimos, o que me deixou apaixonada. Já conhecia o livro dela e não era de hoje que eu queria lê-lo, por isso fiquei muito feliz quando enfim pude começar a leitura.

Doce Amargo irá contar a história de Melinda, uma jovem que teve que batalhar muito para conseguir sobreviver. Órfã e vez ou outra vivendo em lares adotivos onde ninguém realmente a queria por perto, Linda nunca teve de fato uma família, mas nem isso a fez desistir de ir atrás de seus objetivos para ter uma vida melhor.

Hoje ela trabalha na empresa de Robert Blackwell, homem por quem Linda nutre uma paixão platônica desde que ele doou uma quantia generosa ao orfanato onde ela crescera. Por isso Linda sempre acreditou que Robert fosse um homem honrado, que se importava com os outros, desconhecendo completamente a verdadeira faceta de Robert Blackwell.
Robert sempre teve tudo de mão beijada, exceto talvez a aprovação do pai Frederick, que insistia em falar o quanto ele lhe decepcionava ou era diferente daquilo que ele esperava. Por isso, ele criou sua própria empresa para não ter nada vinculado ao pai, porém, desde que ele morreu, Robert quer colocar as mãos na herança dele, não porque precise do dinheiro ou da mansão Blackwell, mas porque não quer que a reputação de sua mãe fique manchada já que a amante de Frederick pode acabar ganhando boa parte dessa herança assim como a mansão e a empresa do velho. Mas isso só acontecerá se ele não cumprir a última cláusula do testamento: casar-se.

Robert sabe que seu pai impôs essa cláusula só para controlar sua vida, e no mínimo, obrigá-lo a se casar com a filha do advogado dele. Mas isso com toda certeza não vai acontecer. Robert então tem o prazo de três meses para arranjar uma esposa e assim garantir que a herança que ele tanto quer, seja de fato dele.
Temos a problemática do livro e é claro que de alguma forma ambos os personagens acabarão se conhecendo e posteriormente se casando. Porém, diferente dos livros que a gente vê que tem sempre um contrato redigindo a necessidade de um casamento por parte do herdeiro e vemos esse herdeiro procurar uma noiva aleatória, contratando-a ou até mesmo casando-se por conveniência, em Doce Amargo Robert não irá fazer isso. Na verdade ele tentará conquistar Linda de todas as formas, mostrar que é uma pessoa digna de confiança e se tudo der certo, casar com ela, isso sem comentar uma vez sequer sobre o tal testamento. E é claro que isso iria gerar um problemão daqueles, porque um casamento que começou a base de mentiras nunca consegue se manter de pé.

Melinda é uma personagem forte, decidida mas seu amor por Robert muitas vezes a faz aceitar certas situações que provavelmente eu não entenderia, como o fato de se casar tão rápido, além dela sempre endeusá-lo de alguma forma, acreditando piamente que ele é uma boa pessoa. Ainda que ás vezes suas decisões tem um grande peso por causa de sua paixão por ele, Linda consegue ser ousada e firme quando precisa, não deixando Robert impor decisões à sua vida. Gostei muito dela, só que em algumas partes da obra eu sentia uma enorme empatia pela moça e em outras, seu sofrimento não me causava tanta comoção assim. O que me fez gostar mais de Robert, confesso.
Robert é um clichê ambulante: rico, lindo, mas que nunca se deixou envolver com ninguém e provavelmente cheio de demônios para exorcizar. A forma como ele usa Linda não é legal, e ás vezes o jeito que ele trata ela, afastando-a ou a mantendo distante também ajudam a criar uma imagem negativa sobre o personagem, mas eu consegui entender completamente o personagem, até mesmo quando sabia que ele estava agindo de maneira idiota e errada. Ou seja, me apaixonei completamente!

O casal não acontece do nada, muito pelo contrário, temos Robert tentando passar confiança para Linda para fazê-la acreditar que ele se apaixonou por ela e acreditem, a maioria de suas investidas ela declina, o que me surpreendeu bastante. Linda é uma moça romântica e sempre quis ter uma família, já Robert é um homem frio, que não sabe o que é amar. Juntos irão tentar conviver com suas expectativas em relação ao outro que são totalmente diferentes, e assim fica impossível não torcer para o casal.

O livro tem um número bem considerável de páginas, mas os capítulos são tão curtinhos que você lê tão rápido que nem percebe. A escrita da autora também flui de maneira simples, é uma narrativa gostosa e com as perspectivas dos dois personagens.
O final é maravilhoso! Como tem um segundo livro eu já imaginava que o livro iria terminar com alguma bomba, que vamos combinar, não é surpresa para ninguém qual seria. Mas ainda assim, terminei a obra com aquela vontade louca de pegar o segundo livro para saber o que vai acontecer com o casal, já que eles acabaram saindo tão magoados dessa situação.

Eu senti falta de um maior aprofundamento dos outros personagens. Me pareceu que a história toda somente gira em torno do casal, e apesar dos personagens secundários aparecerem bastante, não é como se o leitor conseguisse realmente perceber a relação deles com os personagens. Por exemplo, temos Javier, o melhor amigo de Linda, mas eu não consegui “perceber” muito bem essa amizade porque os personagens tem pouca interação na obra, já que o enredo sempre focava só nos protagonistas. Talvez só eu tenha tido essa impressão, então quem já tiver lido a obra, por favor deixe nos comentários sua opinião.

Ainda assim, gostei muito da história. Ela superou minhas expectativas e a autora conseguiu me fazer apaixonar e torcer por este casal tão improvável. Não vejo a hora de poder ler o segundo e ver como esta história irá acabar!

sorteio

Vou sortear então os marcadores e os mimos que a autora me enviou para vocês. Cumpras as entradas obrigatórias, e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

20 comentários:

  1. Curiosa pra ler esse livro, amei a resenha. Participando do sorteio!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou na curiosa e não a edição. Participo do sorteio.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Miriã!
    Confesso que o combo casamento por contrato + antes eu sofria hoje sou fria não me chama muito a atenção. Acho que fiquei muito saturada com os lançamentos do tipo e não consigo encontrar empolgação para pegar algo do tipo :/
    Mas fico feliz que tenha curtido o livro e espero que a continuação agrade tanto quanto o primeiro, pior coisa que tem é ler livro que a gente não gosta.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibs
      Os clichês ás vezes cansam né, mas eu realmente gostei muito da trama e dos personagens. Estou tão ansiosa para o segundo!

      Excluir
  4. Oi Mi,
    Esse livro me deixa bem curiosa, amo a capa, amo a premissa e já ouvi maravilhas sobre ele. Já está na minha listinha há algum tempo.
    E uebaaa, sorteio!!!! Vou participar, obrigada pela oportunidade.
    Beeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra
      Você pode participar, vai que é a sortuda haha
      Adorei o livro e acho que tu gostaria também.

      Excluir
  5. Oi, Mi!
    Esses mimos são lindos *---*
    Confesso que estou meio saturada dessa história de CEOs ricos e a própria Elsa de frio, mas quem sabe pra esse eu não dou uma chance?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu
      A história não é tão original assim mas a narrativa da autora ajuda muito para gostar da obra. Eu realmente gostei e quero muito ler a segunda obra.

      Excluir
  6. Oi Mi! Eu vi esse livro plea coerência, mas não imaginava que seria tão bom! Eu adoro um personagem masculino clichê, rico, bonito e cheio de traumas kkkkkkkk com certeza vou curtir a história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Acho que você iria gostar mesmo mas estou realmente ansiosa pelo segundo, eu amo esses reencontros de personagens sabe?

      Excluir
  7. Oi, Mi

    A história não é nada inovadora, mas eu super leria! Essa coisa de casamento por conveniência, mocinha sofrida e CEO gato e rico tá mais do que saturada, mas eu não canso... como faz? HahahahH

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami
      Somos duas kkk eu sempre acabo me apaixonando apesar de termos só personagens com nomes diferentes

      Excluir
  8. Olá Miriã
    O livro é do jeitinho que eu gosto rsrsrs, apesar de achar que é um pouco clichê, mas isso não impede que a leitura seja boa, amei sua resenha e amei conhecer seu blog, já estou até seguindo!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nívea
      Seja bem vinda! Eu sou fã de clichês, então a obra já me encantou e a obra realmente é boa

      Excluir
  9. Oie,

    Gostei da trama do livro, me lembrou um que já li anteriormente.
    Vou colocar na lista de leitura com certeza.
    Participando do sorteio.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica
      Tomara que quando ler você goste assim como eu :)

      Excluir
  10. Oie
    Estou curiosa por este livro, ainda não recebi o livro para leitura. Adorei os mimos que a autora enviou. Seu post ficou lindo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa
      Acho que recebi rápido porque a autora mora no mesmo estado que eu, aliás, bem pertinho, mas tomara que chegue logo e você se encante também

      Excluir
  11. Olá, Miriã.
    Apesar dele ter todo tipo de clichê que eu não gosto em um romance, a escrita da autora parece fazer toda a diferença e com certeza quero ler. Além de tudo tem essa capa maravilhosa hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Acho que você pode gostar da obra apesar de ser um clichê, eu mesma me encantei bastante

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤