5 razões pelas quais amamos blogs

Eu sou completamente apaixonada por blogs literários, mas infelizmente a gente ainda não tem grande destaque se comparado a outros blogs que falam de maquiagem ou moda, por exemplo. Por isso, achei interessante trazer cinco razões de porque amamos blogs, principalmente os blogs literários em reconhecimento ao que nos faz mover e visitar um blog todo dia.

Porque conhecemos pessoas novas com gostos parecidos com os nossos

O que une um blog literário? Os livros, claro! Esse universo cheio de possibilidades é ótimo para fazer novas amizades, conhecer opiniões diferentes e falar sobre aquilo que mais gostamos, porque a) as pessoas vão te ouvir porque se interessam pelo assunto e b) a gente sempre fica feliz quando conversa sobre algo que outra pessoa entende completamente. E de quebra, encontramos outros vários assuntos em comuns como séries, filmes, jogos, faculdade e toda a parafernalha nerd que envolve um blog literário. 

Porque lemos resenhas e opiniões sinceras a respeito de livros, autores e editoras

Apesar de não ser todos, a grande maioria dos blogs literários escrevem aquilo que realmente pensam em suas resenhas, independente do teor dela. Então nada de propaganda barata pra conseguir ganhar alguma coisa. Nos blogs literários você vai encontrar opiniões sinceras, nua e crua. Dá pra tirar aquela pulga atrás da orelha sobre determinado assunto, e de quebra ganhar indicações sobre outras histórias que você pode ler.

Porque a gente se sente acolhido

Como falei mais pra cima, a gente conhece uma porrada de pessoas através dos blogs, e muitas delas, inclusive eu, consegue se sentir bem visitando algum blog, comentando ou só lendo determinado post. O fato é que os blogs literários acolhem todo mundo, e se precisamos de algum post divertido ou algo interessante para ler, a gente sempre acaba encontrando. Sabe aquele blog que quando você visita, você sente algo bom no peito? Chega uma paz, uma serenidade, uma calma... Não sei se você sente isso, mas tem alguns cantinhos que me fazem sentir assim e é um dos maiores motivos que me fazem amar os blogs.

Porque podemos exercitar nossas leituras

Acredite ou não, mas através dos blogs conseguimos ler mais. Uma prova disso é as constantes indicações e resenhas que vemos de alguma obra, o que faz com que nossa curiosidade e interesse para lê-la aumente, e quando você vai ver, já leu mais de quatro livros por mês. Isso também ajuda a filtrar as leituras que realmente queremos fazer, descobrir quais são os gêneros que mais nos atraem e por aí vai.

Porque nos dá liberdade para escrever sobre aquilo que queremos

O bom e o melhor dos blogs é poder falar sobre qualquer coisa, desde o tempo em Brasília até o último lançamento da Kendare Blake. Podemos fazer posts mais elaborados, ou algo mais simples, desde que consigamos expressar aquilo que realmente queremos. É a liberdade que encontramos nos blogs que mais nos dá vontade de continuar aqui.

12 comentários:

  1. Oi Miriã!
    Eu adorei as razões citadas por você e super assino embaixo. Acho que muito de nós blogueiros/leitores se sente acolhido, principalmente por poder partilhar e conversar. Eu amo essa sensação sabe?! E sobre exercitar as leituras, por um período me sentia sempre na "obrigação" de ler e resenhar, mas depois de algum tempo eu comecei a relaxar e aproveitar as leituras, consequentemente consegui ler mais! haha
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamilla
      Eu estou passando por uma fase de não querer ler nada, descobri que tenho meu tempo e preciso respeitá-lo. Não dá pra ficar forçando as leituras goela a baixo se não nos sentimos bem em fazer.

      Excluir
  2. Me identifiquei com todos os pontos que você citou, realizamos esse trabalho por amor, por querer compartilhar o que carregamos de melhor!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Kaila
      Eu concordo, fazemos isso porque gostamos, e vai muito além de seguidores e visualizações.

      Excluir
  3. Oi, Mika!
    Adorei muito o seu post. Sempre gosto de visitar seu blog e acho muito importante e fofo que você tenha falado sobre esses pontos, mostrando que nós, escritoras de blogs literários, realmente nos importamos tanto com o nosso quanto com o que visitamos. Esse apoio é o que devia nos unir, todo dia! ❤
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol
      Fico muito feliz quando vocês percebem o que eu quero transmitir através desses posts. A blogosfera tem que ser mais unida porque o nosso papel aqui é muito mais do que acreditamos.

      Excluir
  4. Olá!!
    Eu nunca vi um post tão fofo! É realmente isso! Eu amo essa blogosfera <3.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mô
      Eu concordo! Amo a blogosfera <3

      Excluir
  5. Oi Mi, tudo bem? Que post fofo! Super concordo contigo!!!
    Um salve aos blogs literários que são espaços únicos!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri!
      Obrigada <3 Concordo, um salve ai o/

      Excluir
  6. Oi Miriã

    Eu amei o seu post. Acho que é bem isso, você conseguiu expressar muito bem o amor que temos pelos blogs, tanto por acompanhar os blogs de outras pessoas quanto por ter o seu próprio blog, do jeitinho que você quer. Desta forma, tornando-o extremamente especial.

    E eu também concordo com você, com relação ao blog literários. Também fico triste em saber que muitos não tem o reconhecimento que merece. Mas ainda tenho esperanças de que a comunidade literária cresça cada vez mais.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nahh
      Eu também acredito que um dia as pessoas irão ver os blogs literários como todos os outros, mas o importante é o que ele nos faz sentir quando escrevemos e quando visitamos outros blogs, isso é o que realmente importa.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤