Como começar a ler Thriller/Suspense e Terror

Olá pessoal, aqui quem escreve é a Aline, e como contei a vocês no meu primeiro post aqui (clique aqui para conferir) eu quero trazer mais desse gênero que amo tanto aqui para o blog, e sei que a maioria de vocês nunca teve contato com o gênero — ou um contato verdadeiro — e estou aqui para auxilia-los. Então, no post de hoje vou trazer algumas dicas de como começar a ler Thriller/Suspense e/ou Terror.

Tomar Iniciativa

Acho que eu nem precisava falar isso aqui, né? HAHA Mas muita gente não entende. Se você quer começar a ler um gênero que não tem costume, ou quer ler mais do mesmo você precisa LER. O que te impede de começar? Vamos deixar algumas desculpas de lado como "eu tenho medo de terror", "eu não sei se vou gostar" ou até mesmo "não faz meu tipo de leitura". Você nunca vai saber isso com certeza se nunca tentar, se nunca ler.

Não desistir na primeira tentativa

Essa é uma dica boa porque muitas pessoas leem apenas um livro, não gostam, e já começam falar coisas já citadas acima. Pode ser que você não goste mesmo do gênero e fim, mas é difícil dizer isso com um livro. As vezes aquela leitura que você fez pode ser o tipo de Thriller ou Terror que não te agrada, existindo outros por aí (como policial, psicológico, sobrenatural, etc...) ou poderia ser que a obra realmente não tem aspectos que te agradem, tem muitos problemas ou coisas do tipo. Por isso é importante não desistir na primeira tentativa. Não estou dizendo para insistir no mesmo livro que você começou e não gostou, mas procurar outros.

Buscar Indicações

Quando comecei a ler mais thriller, eu não tinha muita base. Procurava livros nas bibliotecas que me agradassem a sinopse, mas não havia muita opção. Hoje em dia, tenho uma lista de livros que não dou conta! Então, aqui vai a minha dica: acompanhem blog's do gênero (estou aqui para isso), adicionem pessoas no skoob e no good reads que leiam o gênero, assistam canais no youtube sobre Thriller e Terror, pesquisem. Vocês sabem que há vários modos de conseguir indicações de livros, então não fique parado, procure o que te atrai e tente, dê uma chance.

Pesquisar antes de iniciar uma leitura

Sei que parece muito parecido com a anterior, mas não é tanto. Muitas pessoas, ao verem livros e gostarem da capa, do titulo ou algo assim, começam a leitura sem nem saber algo do livro (eu faço isso, todo mundo faz), mas por ser um gênero que você não está acostumado, aconselho ler resenhas (duas ou três) antes de iniciar a leitura. Tente não se importar se a resenha é positiva ou negativa, mas sim se concentrar no que fala a história, para saber se o livro realmente te chama a atenção. Se você começar um livro sem saber nada, por ser um gênero novo, as chances de não gostar são maiores, por isso eu recomendo estar realmente interessado na história.

Ler o gênero com mais frequência

Leu um livro de thiller ou terror e gostou? Ótimo! Agora torne isso um habito. Não abandone seu gênero preferido ou o que costuma ler, não sugeria isso aqui. Vamos supor que você lê 5 livros no mês, então leia 2 do novo gênero, alternando com os que você costuma ler. Acho que se você ler um thriller, aí ler dois dos gêneros que costuma ler, depois ler outro thiller, fica mais fácil criar o habito e não enjoar do gênero.

Espero que tenham gostado das dicas e realmente a sigam. Se vocês lerem Thriller e Terror venham me contar o que acharam ♥

7 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Eu sou dessas pessoas que não lê terror de jeito nenhum. Nunca tentei ler nenhum, porém posso dizer que não consigo seguir a sua dica de pelo menos tentar.
    Falo isso porque li alguns suspenses um pouco mais pesados e precisei ficar com a luz do quarto acessa para conseguir dormir. Pegou meu problema sério? hahahaha Mas acho suas dicas muito válidas e espero que outras pessoas possam superar o medo!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bem? Eu tento sair da minha zona de conforto de romances, mas às vezes não é muito fácil, confesso rsrsrs Esse ano li H.P Lovecraft e Allan Poe e acho que já dei meu primeiro passo, tb li alguns suspenses e gostei bastante. Continua não sendo meu gênero favorito, mas é bom perder o medo rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline! Tudo bom?
    Eu gosto bastante de thriller, mas nunca vai ser minha preferência pra leitura. Só quando aparece um título MUITO instigante ou de algum autor/autora que eu acompanho e quero conferir (Paula Hawkins/Cláudia Lemes são donas da minha estante - altamente recomendadas, inclusive!).
    Ultimamente peguei uns suspenses tão mixurucas que preferi fazer uma retenção de decepções UHASUHUHASUHASUHASUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Aline como vai?

    Eu ando gostando muito de thrillers e suspenses, andei lendo uns que me mantiveram até de madrugada grudada na leitura, só não gosto quando a história tem aquele final de chorar, quando o autor parece que cansa e nos entrega um desfecho meio mediano, isso sim acho frustrante em alguns. Terror me aventuro pouco, já li King e não foi exatamente amor maior, porñem pretendo de outros livros de outros autores do gênero em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline e Mi,
    Eu comecei mas não dei continuidade. Erro meu, eu sei.
    Li poucos, na verdade. O último foi A Garota do Trem, antes mesmo do filme estrear, só para você ter uma ideia de quanto tempo faz, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aline.
    Eu comecei a ler lendo livros de suspense. E apesar de hoje amar os romances de época, eles ainda são meus favoritos. Só os de terror que tenho mais dificuldade para encontrar porque geralmente eles prometem e não cumprem hehe. E o bom de ler o gênero é que são leituras rápidas já que a gente não consegue largar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem? Gostei muito do post e das dicas, achei todas válidas e importantes para quem gostaria de aventurar no gênero. Eu falo que "não leio terror/suspense", mas porque o meu maior empecilho é o meu medo. Guria, tu não tem noção o quanto de medo eu tenho, o quanto fico impressionada e depois apavorada... hahaha! Sério, já tentei, já li, até recentemente, mas sei que esse gênero é muito pesado pra mim.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤