Cress - Marissa Meyer | Resenha


Neste terceiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder e o capitão Thorne estão foragidos e agora levam Scarlet e Lobo a reboque. Juntos, eles planejam derrubar a rainha Levana e seu exército. Cress talvez possa ajudá-los. A garota vive aprisionada em um satélite desde a infância, com a companhia apenas de telas, o que fez dela uma excelente hacker. Coincidência ou não, infelizmente ela também acabou de receber ordens de Levana para rastrear Cinder e seu bonito cúmplice. Quando um ousado plano de resgatar Cress dá errado, o grupo se separa. Cress enfim conquista a liberdade, mas o preço a se pagar é alto. Enquanto isso, Levana não vai deixar que nada impeça seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet e Cinder talvez não tenham a intenção de salvar o mundo, mas muito possivelmente são a última esperança do planeta.
Distopia, ficção científica, jovem adulto, romance | 496 páginas | Editora Rocco Jovens Leitores

Cress é o terceiro livro da série As Crônicas Lunares e essa resenha pode conter spoilers. Depois de salvar Scarlet e Lobo do ataque dos agentes especiais lunares na Europa, Cinder está disposta a tudo para impedir que Levana se case com o Imperador Kai. Para isso, ela começa a treinar com Lobo a melhor forma de controlar seu dom lunar.

Cress aparece pela primeira vez em Scarlet, através de uma mensagem direta que ela enviou para Cinder avisando-a sobre os verdadeiros planos de Levana. A garota franzina e de cabelos longos é a maior hacker de Luna, e mora em um satélite obedecendo as ordens diretas da taumaturga Sybil Mira, braço-direito da rainha. Faz sete anos que a garota mora naquele lugar e seu maior sonho é conhecer a Terra, mas como a vida de Cress é completamente solitária, ela tem uma mente muito fantasiosa, e sempre se imagina vivendo uma grande aventura ao lado de Thorne, por quem ela acredita estar apaixonada.
Assim que Cinder consegue entrar em contato com ela outra vez, fica acordado que o grupo da ciborgue irá resgatar Cress do satélite onde ela se encontra. O problema é que Sybil Mira acaba aparecendo poucos minutos antes de Cinder chegar e acaba descobrindo os planos da garota. Em meio a uma emboscada preparada pela taumaturga, Cinder acaba fugindo com Lobo gravemente ferido na Rampion, a nave que eles estão usando como quartel-general e acabam indo parar na África, lugar onde ela deveria ter se encontrado muito tempo antes com o Dr. Erland.

Scarlet acaba sendo levada por Sybil para Luna e Thorne e Cress ficam presos no satélite, enquanto este cai em direção a Terra como parte do plano de Sybil para matar os dois. Separados e indefesos, esses cinco amigos terão que descobrir como sobreviver e lutar contra o tempo para impedir o casamento iminente de Levane e Kai.

É muito confuso explicar a sinopse de um livro para vocês sem soltar um spoiler, e mesmo que tenha ficado meia-boca esse resumo que fiz, acho que dá pra vocês lerem sem morrer e sem descobrir nada muito importante da trama. Cress assim como Cinder foi meu livro favorito da série, justamente por ser um livro repleto de ação, descobertas e termos Cress no enredo, uma personagem carismática e muito fofa.
Cress é a releitura de Rapunzel como podem perceber e nele iremos conhecer essa garota que pouco viu na vida pelo fato de ser uma cascuda - uma pessoa que não tem o dom lunar. Pelas leis de Luna, Cress deveria ter sido morta quando era criança, mas os cascudos na verdade fazem parte de um plano maior orquestrado por Levana há muitos anos atrás e que só será revelado em Winter, último volume da série. Então a garota acabou se tornando uma expert quando o assunto é programas de computador e Sybil não exita em usar a inocência de Cress para fins próprios.

O que eu mais gostei na Cress é o quanto ela é ingênua, como Iko, mas tem um talento surpreendente como hacker. A garota pode ser julgada pela baixa estatura e pelas fantasias que cria, mas ela é tão inteligente que fica nítido o quanto o grupo de  Cinder precisa dela. E o mais fofo de tudo é a paixão platônica que ela sente por Thorne. A garota colocou na cabeça que ele é um herói e que mesmo com todos os crimes que ele cometeu, há um coração mole por detrás disso tudo. É claro que ela vai quebrar muito a cara em relação a ele, mas posso garantir que eles dois são muito fofos juntos e eu shippo muito. Ele por sinal continua o mesmo idiota insensível de sempre, mas dá pra ver que Cress irá mudar algumas atitudes do cara.
Cinder está evoluindo cada vez mais na trama, descobrindo como controlar seu poder, criando planos para destronar Levana e é legal ver essa personalidade cheia de garra da personagem, ao mesmo tempo que percebemos que Cinder também sente medo, angústias e aflição quando as coisas não dão certo. Lobo e Scarlet vão sofrer o pão que o diabo amassou nesse livro já que a mocinha de capuz vermelho acaba sendo levada para Luna e só Deus sabe o que pode acontecer com ela lá.

Iko mais uma vez sendo maravilhosa e rainha do sarcasmo, eu simplesmente AMO essa androide!  O Imperador Kai também tem grande crescimento na trama, agora sim consigo ver a garra do personagem e o peso das decisões que ele está tomando por causa de Levana.
Cress tem várias surpresas, vocês vão chorar e se emocionar com alguma delas, e posso dizer que esse livro é um dos meus favoritos, certeza. A escrita da autora continua certeira e ágil, eu só parei de ler o livro quando descobri que precisava dormir. Para quem ainda não se interessou pela série saiba que ela só melhora e que vocês estão perdendo uma história maravilhosa!

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Exclui todos os comentários sem querer.
      Testando!

      Excluir
  2. Oi Mi! Já estou mais do que convencida de que essa série é ótima!! Amo a história da Rapunzel, era uma das minhas preferidas na infância e que bom que os livros dessa série continuam te agradando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Eu estou simplesmente fascinada por essa série, tudo nela é lindo demais, você ficaria encantada. Cress é bem parecida com as personagens de Rapunzel, super fofa e divertida.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤