20 de junho de 2018

Winter - Marissa Meyer | Resenha

em 20 de junho de 2018

21 comentários
Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de ini¬ciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?
Aventura, romance, distopia, fantasia, jovem adulto | 688 páginas | Editora Rocco Jovens Leitores 

Winter é o último livro da série As crônicas lunares e fecha de forma incrível essa série que mexeu tanto comigo e que conquistou tanta gente.  Sendo uma releitura de A Branca de Neve, iremos conhecer Winter, a enteada da rainha Levana. Ela possui uma beleza incomparável, chegando à perfeição, mas o fato de não usar o dom lunar tem cobrado seu preço. Com o tempo, as alucinações da princesa tem a deixado louca e a tendência é piorar.

O livro começa de onde Cress parou. Como parte do plano de impedir o casamento entre o Imperador Kai e a Rainha Levana, Cinder e sua turma resolvem sequestrá-lo. O que eles precisam é fazer com que Kai convença Levana a fazer a cerimônia em Luna, assim Cinder e seus amigos poderão entrar na lua sem muitos problemas e encontrar Scarlet, que ainda está em posse da rainha. O plano também consiste em revelar para os lunares que Cinder é a verdadeira Princesa Selene, herdeira do trono de Luna.

Eles estão conseguem entrar em Luna mas assim que desembarcam o grupo logo se desfaz. Tendo que trabalhar separados e sem ter notícias dos demais, eles precisam conseguir um exército que irá ajudá-los a destronar Levana, mas anos de manipulação e medo fazem com que a tarefa não seja tão simples assim. Será que Cinder e sua turma vão encontrar seu final feliz?
Assim como Cress e Cinder, Winter foi minha personagem favorita. Ela é meio estranha e doidinha por causa das alucinações, e isso lhe dava um ar mais infantil apesar da sua idade avançada, mesmo assim gostei dela, de sua garra e também de sua fragilidade. Ela tem muito a crescer em seu livro e percebemos isso no decorrer das páginas. Por muitas veze só queria abraçá-la e protegê-la do mundo.

Jacin é um dos guardas reais de Levana por quem Winter é completamente apaixonada. A cumplicidade e a amizade dos dois é bem abordada, até porque Jacin faz de tudo pela garota e também corresponde a seus sentimentos, mesmo que eles não admitam isso. Assim como Lobo e Scarlet, os dois vão sofrer muito para conseguirem ficar juntos, mas o ship foi feito e deu certo!

Cress e Thorne maravilhosos como sempre. Cress teve um crescimento notável do livro anterior para esse. Ela me pareceu mais madura e menos fantasiosa, e seus conhecimentos de hacker foram vitais nessa fase final da série. Thorne não fica atrás. Ele mudou muito, principalmente porque deixou de ser tão debochado e começou a fazer algo realmente útil. Ele é maravilhoso, é só o que posso dizer. Os dois é aquele tipo de casal que se ama mas não admite e fica enrolando anos e anos pra fazer tal coisa, perdendo mó tempo. Mas posso deixar claro que quando isso acontece é muito lindo.
Não achei que Lobo teve tanto destaque em boa parte da trama, me pareceu que ele era somente mais um personagem secundário que aparece vez ou outra, mas Scarlet conseguiu ter cenas voltadas para ela. A coragem da garota é impressionante, e mesmo tendo passado a gostar mais dela com os volumes, ainda acho-a muito rude e arrogante, sem contar que ela tratava Winter muito mal em algumas cenas e isso me irritou profundamente.

O Imperador Kai é engraçado porque ele é um personagem muito importante mas de toda forma não faz muita coisa no enredo. É óbvio que ele deixou as birras de lado e começou a pensar como um governante, sua mudança de pensamento e estratégia é perceptível, e se eu já adorava ele antes, agora simplesmente amo.

Cinder teve um desenvolvimento mais que surpreendente ao longo de toda a série. De garota ciborgue e mecânica ela vira uma revolucionária, alguém disposto a tirar Levana do poder para ajudar seu povo. Ainda sentindo medo e insegurança ela não deixa de ser humana, mas consegue vencer todas as barreiras de uma forma maravilhosa. É uma personagem que cresceu muito, mas que não faria muita coisa sem os amigos e é essa amizade entre eles que faz toda a diferença no enredo.

O livro também tem algumas cenas pelo ponto de vista da Levana, e eu fiquei bem curiosa para entender um pouco melhor a personagem. Sei que toda vilã já teve um coração bom e fico louca para saber o que realmente aconteceu com ela e a tornou quem é.

Ah, e não posso esquecer de Iko. Ela mostrou sua lealdade a Cinder o tempo todo nesse volume, até nos momentos mais obscuros. A personagem ainda tem uma língua afiada e traz alívio cômico as cenas de tensão. Já rolou um ship com ela e outro carinha lá, e acho que nos outros livros da obra iremos descobrir mais deles, então aguenta coração!
Esse livro é cheio de tensão, descobertas e muita ação. São cenas decisivas para dar o fim merecido a essa obra maravilhosa, só senti falta de um epílogo porque eu queria que tudo tivesse encaixadinho e meio caminho andado pra dar certo, mas gostei mesmo assim.

Só não dei nota máxima porque me irritei muito com a Scarlet, algumas pessoas adoraram ela, eu só a achei petulante demais. Fora isso, Winter foi um livro completamente maravilhoso, indico a todos vocês essa série incrível!

21 comentários:

  1. Oi Mi, muito bacana acompanhar sua leitura dessa série! A branca de neve é o conto de fadas que eu menos gosto, mas eu tenho certeza que a narrativa é boa! Um dia ainda consigo ler tudo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Acredite, eu também não curto muito não, sempre vejo algumas histórias enviesadas demais pela Rainha Má, e não curto muito isso. Mas espero que você possa ler, eu amei!

      Excluir
  2. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu venero essa série, esse livro, esses personagens, tudo. O final de Winter é um dos melhores que já li e sempre que leio a respeito dá uma vontade de reler tudo KJANFUOASBOAGBASGUOBUGAS Saudades.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise
      Eu gostei muito do final, só queria ele pontinho no I, tipo os finais feliz de todo mundo, mas mesmo assim gostei muito. Fiquei sabendo que a autora vai escrever outro livro de releitura e já estou ansiosa.

      Excluir
  3. HAAAAAAAAAAAA ja quero ler hahaha amei a resenha e meu deu uma vontade incrivel de ler ein

    http://dosedeestrela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta
      Esse livro é maravilhoso, eu adorei demais, toda a série é incrivel. Leia :)

      Excluir
  4. Oi, Mi! Tudo bem?!

    Menina do céu, eu sou doida pra ler essa série. Eu nunca tinha lido comentários sobre os demais volumes (só sobre o primeiro), porque tinha medo de pegar spoiler, MAS AINDA BEM que você num fez isso e agora eu to doida pra ter limite no cartão e comprar os livros, hahahaha
    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia
      O importante é atiçar a curiosidade de vocês e fazerem vocês lerem. Mas são tantas coisas que acontecem que fica impossível contar tudo. Espero que leia e se surpreenda.

      Excluir
  5. OIiii Mika

    Já leu o livro da Levana? Eu achei bem legal entender a história dela e como ela se tornou essa psicopata.
    Dessa série só falta ler Winter, um livro que só não li ainda por falta de tempo mesmo. Até aqui eu adoro a Scarlet, acho ela super valente, determinada e cheia de personalidade, mas veremos como ela estará em Winter.
    Kai pra mim nem fu nem fá sabe? Entendo o lugar dele na trama e tals mas ele se torna bem dispensável, acho que poderia ter tido um pouco mais de destaque.
    Cress e Thorne são maravilhosos, impossivel não amar esses dois.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice
      Eu ainda não li mas pelo que percebi, esse livro deveria vir antes de Winter, mas ok... Eu ainda estou decidindo se leio. Parece que eu fui a única que não curtiu a Scarlet, achei ela muito chata tem vezes. O Kai é maravilhoso mas realmente não tem grande destaque.

      Excluir
  6. Essa série está na minha lista para futuras leituras a um bom tempo, mas eu sempre fico protelando para começar logo a ler. Sua resenha foi ótima, só me deixou com ainda mais vontade de ler a série, haha.
    Queria saber quem representa quem nas ilustrações do post.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta
    [SORTEIO NO INSTA]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie
      Ah, quando você começar a ler vai descobrir claramente quem é quem. Os personagens são na ordem dos livros.

      Excluir
  7. Oi Mika, tudo bem?

    Apesar das resenhas maravilhosas e de diversas opiniões positivas sobre a série, eu ainda não tenho certeza se vou encarar a leitura, por serem releituras de contos de fadas que, como já falei, tenho problema em ler com medo de estragarem àquelas histórias que me acompanharam na infância.
    De qualquer forma, que bom que foram boas leituras.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri
      Na verdade tenho certeza que a Marissa só fez melhorar os contos mais que sem graça que a gente conhece. Eu me senti cativada e apaixonada pelas releituras.

      Excluir
  8. Olá, Miriã.
    A série é maravilhosa e gostei muito de todos os personagens. Mas a Cinder foi minha favorita. E isso dela precisar da ajuda dos amigos, é isso que acontece em todos os bons livros, vide Harry Potter, O Senhor dos Anéis. O principal não faz nada sem os amigos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Acho que todo mundo precisa de amigos para enfrentar os problemas, mas a Cinder reconhece exatamente isso.

      Excluir
  9. Oi, Mi!
    Menina, esqueci de te falar pra ler o livro da Levana antes desse. A história de Jacin e Winter começa a ser contada nesse livro. Não sei o que deu na cabeça da Rocco de publicar depois, mas enfim...
    Eu achei a Winter bem fumada mesmo, ria com o coração dizendo que era errado, mas eu amei a personagem.
    Gente, me identifico muito com a Scarlet dentre as quatro meninas hhahahhaa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu
      Sério? Haha, mas tudo bem! Vou tentar ler mesmo assim. Eu achei ela meio doidona também, tinha horas que ela parecia uma criança tadinha. Eu não detestei a Scarlet mas algumas coisas que ela fazia eram detestáveis.

      Excluir
  10. Oi, Mi! Tudo bem?
    Eu já tinha visto algumas coisas sobre essa série de livros, todas muito positivas, mas não tinha me interessado muito não. Acho que por minha última experiência com este gênero ter sido um desastre, não estava me empolgando muito. Mas, lendo esta resenha (mesmo com spoiler dos outros... kkkk), me interessei. De verdade. Não estou tão empolgada porque espero não me decepcionar, mas achei o fato das protagonistas mulheres se desenvolverem tanto, chama a atenção.
    Vou colocar a série na minha lista.

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi
      Eu li o primeiro livro há muito tempo e só agora tive vontade de dar continuidade, mas como não gosto de distopias eu achei que fosse detestar mas eu me apaixonei de novo e fiquei cativada demais por essa série incrível e a escrita da autora. Ela é maravilhosa!
      Beijos

      Excluir
  11. Gostei muito do livro e da história. Sua resenha está incrível.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤



TOPO