Títulos inusitados dos livros

O título é parte fundamental de um livro. É ele que vai atrair o leitor, contar em uma única palavra ou frase um pouco da história ou conectar com algo no enredo. É por isso que é vital os autores e tradutores saberem escolher os nomes dos livros, afinal, ninguém se interessa por capas e títulos feios. Eu já tinha feito um post assim, os Títulos de livros divertidos, e você também pode dar uma conferida nesses também.

Esse post segue a mesma linha de raciocínio, e tenho certeza que vocês vão rir muito com os títulos que encontrei, ou no mínimo achar estranho.

Me usa e abusa - Letícia Black

Na verdade, Me usa e abusa é um conto destinado a todos aqueles que vivem na friendzone e acreditam que nunca vão encontrar o amor. Eu achei legal o título principalmente porque a capa é bem condizente com o que o texto quer passar. É aquelas frases que eu diria se estivesse prestes a ser "amada" por alguém, mas convenhamos que soa bem cafona se a gente for dizer em voz alta.

A menina que engoliu uma nuvem do tamanho da Torre Eifel - Romain Puértolas

Ainda estou tentando entender o que diabos esse título quer dizer, mas caramba, ele é tão grande que coube na capa inteira! Pelo que vi da sinopse é um livro que fala sobre uma mãe que precisa ir em socorro da filha adotiva em outro país, o problema é que um vulcão resolveu complicar as coisas e todos os voos foram cancelados, aí parece que ela vai ter que se virar sozinha. É uma loucura total, mas eu confesso que adorei a capa apesar do título.

Café coado na calcinha - Yule Travalon

Quando a gente pensa que as autoras de eróticos não conseguem surpreender, elas me vem com Café coado na calcinha. É impressionante, vocês não acham? Com certeza, mas também soa bizarro. Isso porque imaginar café que é tão bom sendo coado em uma calcinha chega ser bem nojento. A autora optou por esse título porque a história se passa em uma empresa de café, e nada melhor do que usar o útil (calcinha) e o agradável (café), né?

Alguém lá em cima te odeia - Hollis Seamon

Alguém lá em cima te odeia não é um título tãaao inusitado ou diferente assim, mas achei meio pesado visto que o livro vai contar a história de um garoto de 17 anos que tem câncer. Fica parecendo que Deus é malvado e quer fazer as pessoas sofrerem, sei lá.

Se você gostou da escola, vai adorar trabalhar - Irvine Welsh

Esse título é bem irônico porque quem diabos gosta da escola, e quem diabos adora trabalhar? Eu definitivamente não! O mais legal ainda é que além desse título super diferente, a capa é uma moça com um chicote de adestramento de cavalos. Não parece que a gente vai acabar sendo chicoteado até morrer quando começar a trabalhar? É essa impressão que tenho HAHAHA

A vingança do Sapatinho - Eduarda Rozemberg

A princípio eu achei esse título bem diferente, mas quando li a sinopse entendi o porquê da escolha. A vingança do sapatinho é uma releitura macabra de Cinderela. Aqui iremos encontrar uma "princesa" injustiçada por sua madrasta mas cheia de rancor no coração, disposta a tudo para se vingar. Ameeeei, vocês também?

Chocolate para arianos, camarões para taurinos - Sabra Ricci

Esse é um livro de receitas que promete vincular um signo a cada prato. Eu achei a ideia tentadora mas não podia ter um título melhor não? É muito estranho e eu tenho certeza que ninguém compraria essa obra se não soubesse do que se trata.

O bebê da barriga de aluguel do bilionário - Ana Adams

A criatividade desse povo é incrível... Eu sei que a história vai falar sobre o filho de uma garota que tem um pai bilionário, mas daí colocar isso no título? Fica ridículo! Sem contar que a capa é a barriga sarada de um cara, muito non sense, nada a ver.

Hoje acordei gorda - Stella Florence

O livro é uma coleção de crônicas que falam sobre auto-ajuda em forma da personagem excêntrica e gordinha, Claúdia. Eu achei o título bem divertido, até porque a gente vê frases assim vindo de todas as mulheres todos os dias, ao menos eu escuto minha tia falar isso a cada uma hora.

É isso, vocês gostaram? 

Comentários

  1. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤..

    Meu Blog www.tudosobreobadoo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi! Tudo bom?
    SOCORRO O DA CALCINHA UHASUHASUHASUHASUHASUHUHAS que tipo de título é este, meu sem or?
    O da 'A menina que engoliu uma nuvem...' é inusitado, mas até tu terminar de digitar já virou quase uma sinopse, realmente.
    Adorei o post. Não conhecia alguns títulos, mas achei a maioria bastante divertido!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise
      Eu fico surpresa é com a criatividade desse povo HUASHAUSAHSA
      É muito engraçado!

      Excluir
  3. "Se você gostou da escola, vai adorar trabalhar" sensacional esse título XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se alguém gostasse né KKKKKK

      Excluir
  4. Oi Miriã!
    HAHAHAH, esse Café coado na calcinha, acho até original, combina com o gênero e destaca ele! rs
    "Se vc gostou da escola, vai adorar trabalhar" kkkkkk, ah tá bom!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol
      Esse da calcinha é bem inusitado mesmo mas concorda que funciona pro gênero.

      Excluir
  5. Eaw, Mika. Tudo bem?

    Rapaz, rir dms com os nomes. O da calcinha e o do trabalho foram os que achei mais inusitados.

    Ótimo post.
    Xero,
    Transbordando pelos dedos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia
      Não sei quem foi que escolheu mas achei bem engraçado também.

      Excluir
  6. Bem inusitados mesmo hehe

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi! HAHAHAHAHAHAHAHA! Impossível não rir com alguns títulos desse post, principalmente o da calcinha (what????? hahahaha). Concordo que o título é parte importante e, quase, vital ao livro antes do leitor ler, porque um título mal elaborado pode ser um balde d'agua fria na intenção de ler, assim como pode dar aquela "estragadinha" na leitura se não for condizente com a história.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri
      Se a gente pensar que o título precisa mostrar um pouco o que a história tem a dizer, então a maioria aqui consegue passar bem, principalmente o da calcinha. Mas é beeeeem bizarro!

      Excluir
  8. Oiii Mi

    Café coado na calcinha?? Sério mesmo? Parece sátira meu Deus! haha. O título e a capa são mesmo super importantes, tem livros que ja comprei por causa disso. Tb acho o titulo de Alguém la em cima te odeia meio pesado, justamente por tatar de uma doença como o câncer e o titulo pelo insinuar que seria porque Deus odeia a pessoa, sei lá, pode ser que o livro em si nem tenha nada a ver, mas o titulo é insensivel pra dizer o mínimo. O Bebê da barriga de aluguel do bilionçario tem o titulo mais clichê ever e essa barriga sarada do bilionário na capa....uhuahua, nada a ver, não é sobre o bebê de aluguel, coloca-se uma grávida então...rsrs

    Beijos


    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK
      A criatividade desse povo me mata, Jesus! Esse do bebê da barriga... que tipo de título é esse? Gente, tem títulos mais bonitos quando você quer falar de um bebê, não precisa colocar no título a sinopse dele né?
      Esse sobre Deus eu também achei pesadão, mas talvez o livro seja mais suave e de reflexão do que achamos, mesmo assim não gostei.

      Excluir
  9. Hi, Mika. Tudo numa nice?!
    Nossaaa. Esses dias eu estava em um dilema só para conseguir escolher um título adequado para uma obra que escrevi. E como tenho uma tendência horrorosa de escrever títulos grandes estava tentando fazer algo menor que comportasse a estória e depois de décadas consegui. É muito difícil dar título para livros e com certeza leva tempo. Esses autores aí acho que não tem muita paranóia para titular as coisas e fazer algo definitivamente que atraia o leitor. Tanto título esquisito e meio sem sentido. A obra do sapatinho eu percebi de cara que seria uma releitura. Se fosse comprar uma obra pelo título nenhuma dessas entraria. Muito estranho.
    Ótimo post anyways.
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana
      A escolha do título é vital pro trabalho do autor, claro, né? Não dá pra fazer uma história incrível e vir com um título meia boca, acaba total com o trabalho.

      Excluir
  10. Olá!
    Menina, eu ri muito com alguns títulos hahahaha. Olha, confesso que odeio títulos muito grandes, para mim não são nada chamativos e tenho a impressão de que a história será extensa e chata. Acho que o título e a capa contam muito, querendo ou não é a primeira impressão que temos do livro até lermos a sinopse, se você não gostar da capa/título, dificilmente irá ler a sinopse (eu acho, né?) haha

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Lídia
      Eu também não gosto, prefiro algo mais curto que simplifique a obra, até porque na hora de colocar na capa, fica muito grande

      Excluir
  11. kkkkkkkkkkkkk rindo horrores aqui, como podem ser tão criativos, ou sem criatividade, sei lá kkkkk nem sei dizer qual o pior...

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤