Peripécias de uma estudante de Moda - 1º Semestre - Lídia Rayanne | Resenha

Recém-saída do Ensino Médio, Susana Brito de Magalhães recebe uma grande notícia: ela acaba de ganhar uma bolsa para estudar numa renomada faculdade de Moda. Só tem um problema: ela não é nada antenada em tendências, sequer sabe o que "ser fashion" significa, muito menos entente metade dos termos técnicos que seus professores usam em sala de aula.Mas Susana precisa descobrir logo como aquela carreira funciona para mudar o rumo de sua vida financeira, que anda de mal a pior. E em meio a listas de materiais intermináveis, costuras, desenhos, novas amizades e uma paixão inesperada, a garota descobre que aquele curso pode ser muito mais do que imagina.Da mesma autora de "Romance em San Marino", "Peripécias de uma estudante de moda - 1º Semestre" inicia uma série que acompanha os passos de uma jovem em busca da autodescoberta e do seu propósito no mundo, com doçura e humor na medida certa.
Chick-lit, jovem adulto | 154 páginas | Publicação Independente 

Susana acaba de ter sua bolsa aprovada para cursar Design de Moda na Faculdade Católica do Nordeste. Humilde e preocupada com a condição financeira da família, ela espera que esse primeiro semestre na faculdade seja repleto de descobertas e ensinamentos. Novos amigos serão feitos, desafios serão lançados e a garota precisa lidar com tudo isso se quiser passar em todas as matérias com notas altas.

Esse é mais um dos lançamentos da Lídia Rayanne, e assim que eu descobri que ele já estava no Kindle Unlimited, eu sabia que devia ler, primeiro porque eu me via em todas as situações que Susie passava, até porque eu também entrei na Universidade recém saída do Ensino Médio, e pouco entendia como funcionava a vida acadêmica. O mais legal é que Moda é um assunto totalmente confuso pra mim, acho que quem estuda é que realmente consegue entender o que é criar algo do nada, algum conceito que no fim precisa ser vendido. É interessante o quanto a autora aborda o assunto na trama e como ela consegue dar uma narrativa rica em detalhes, cheia de referências, até porque ela mesmo estudou Moda. Mas sendo bem sincera, eu ainda não consigo visualizar todos os tecidos, roupas e modelos porque como comentei, meu conhecimento do assunto é nulo, mas tenho certeza que até o final dessa série, serei uma estudante de moda também haha
Susana é uma garota muito fofa, engraçada, tímida e humilde. Sua preocupação com a renda da família é muito grande, e isso molda suas atitudes. Ela precisa se esforçar muito para conseguir passar em todas as matérias, até porque pra quem tem bolsa na faculdade, é mais complicado manter. Eu gostei muito da personagem mas ainda quero mais! Quero ver o desenvolvimento de Susana não somente no curso, mas também em relação a sua própria personalidade que ainda é meio apagadinha, talvez seja porque eu sou o completo oposto dela (?). Enquanto a garota é mais na sua, eu sou tipo "a loka espivitada" da turma, e lá no fundo quero que a personagem consiga ter mais ousadia e consiga confiar mais em si mesma.

O que me leva a analisar outro ponto. A história toda se passa na faculdade, mas espero que a autora consiga sair dessa bolha e investir em outros lugares, até porque eu adoraria conhecer mais sobre Fortaleza, e criar mais cenários não somente no âmbito acadêmico vai ser realmente enriquecedor para a trama. Os primeiros amigos da Susana aparecem bastante já que são com eles que ela faz a maioria dos trabalhos. Temos Juliete e Gabriela, duas meninas divertidas que ainda tem muito potencial para aparecer e claro, o boy lindo e desejável Eduardo, que é um fofo e que eu já quero pra mim. Obviamente já temos um ship ❤
O mais legal ainda na trama é que a autora quebra estereótipos. Apesar do pouco tempo de formação, (Moda se cursa em dois anos e meio, por exemplo, e o meu curso Adm é de quatro anos, então tem bastante diferença), os graduando aprendem MUITA coisa! Fiquei chocada com o tanto de matérias que existem sobre o assunto, tirando a futilidade que a gente sempre enxerga quando pensa em moda, desfile e roupas. Não é somente isso sabe! É todo um estudo por trás envolvendo História, tendências, cores e até física, que conseguem criar esse conceito que a gente sempre julga ou por não entender ou por não gostar. 

Outro ponto legal é que a autora quebra o estereótipo de que homens héteros não podem cursar Moda, ou que só gays e mulheres podem. É claro que é o mais comum, mas é legal trazer essa diferença na trama, até porque essa área não é só dominada por esses dois gêneros, então por favor, menos preconceito e mais aceitação. 
Eu simplesmente amei essa primeiro livro, e já estou ansiosa para ler os demais. Os personagens são fofos e carismáticos, conseguem cativar e convencer o leitor com facilidade. Eu já estou torcendo pro Eduardo enlaçar a Susana, mas é como falei né... precisamos de mais desenvolvimento na personalidade dela, queremos atitude irmã! Tenho certeza que a Lídia tem preparado muitas surpresas boas para os demais da série.
Postado por Miriã Mikaely

Comentários

  1. Oi, Mi!
    Estou louca para ler esse novo livro da Lídia. Só pela sua resenha eu já sei que vou amar.
    Eu não sou muito ligada a moda em si, mas amo ver essa construção das roupas e tudo mais...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lu
      A gente é quase irmã porque eu também não entendo nada kkkkk faço meus 'looks' pega mas vou adorar conhecer mais do assunto.

      Excluir
  2. Achei a proposta do livro bem engraçada!!! Adoro ler livros que se passam na universidade, já que é nossa fase de agora mesmo e eu adoraria conhecer mais sobre moda porque também não sei nada hahahha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarissa
      Eu adorei e acho que todo universitário deveria fazer um diário de bordo, pra anotar tudo KKKKK iria dar altas histórias, me divertiria muito.

      Excluir
  3. Ahhhh, encantada com essa resenha, Miriã! Amei cada ponto que você abordou *u*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia!
      Eu que agradeço, espero que você traga mais histórias divertidas assim, eu vou amar conhecer mais semestres da Susana.

      Excluir
  4. Oi Mi, lendo a sua resenha fiquei até bem interessada por conta da quebra de esteriótipos! Eu não conheço quase nada de moda , seria uma leitura bem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Eu também não, foi um universo totalmente diferente pra mim, mas é legal porque passa na faculdade, algo que eu entendo bem direito haha aí eu adorei.

      Excluir
  5. Oi, Mi

    Não é muito meu tipo de livro, apesar de eu achar que pode ser divertido. Além disso ele é curtinho, então dar uma chance não me custaria muito, mas estou tão atolada... mas tão atolada, que ultimamente não tô podendo me dar ao luxo de ficar encaixando leitura! hahahha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami
      Eu li o livro em uma tarde haha mas eu entendo que nessas correrias da vida, não da pra colocar na frente, mas espero que um dia possa dar uma chance.

      Excluir
  6. Que legaaal, ainda não conhecia, já quero hehe

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oiii Mi

    Amei essa quebra total de estereótipos de que moda é só pra homem gay, homem hetero não, acho que esse é um tabu que precisa ser quebrado (igual quando dizem que cabeleireiro tem que ser gay tb, homem hetero não pode), que é isso né, em pleno século XXI ainda acreditamos em muita lenda urbana...haha
    Eu quero ler esse livro por causa do cenário, não sie anda de Fortaleza, nunca visitei e achei fascinante a história estar ambientada ali, esperemos que no próximo volume a autora saia mesmo da bolha pra imergir o leitor nessa cidade tão pouco retratada em livros.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy
      Eu pensei o mesmo. Tenho uma amiga que é casada com um cabeleireiro e todo mundo me pergunta se ele é gay, como se um hétero não pudesse exercer essa profissão. É ridículo! Eu gostei desse viés que a autora trouxe principalmente porque a história é muito fluída, e divertida. Espero que possa ler!

      Excluir
  9. Oi, Miriã
    Então ainda não li nenhum livro no gênero Chick-lit, porque não dá mesmo, mas sua resenha me instigou a querer ler este livro.
    Adorei o blog, até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, por que tu não le? É maravilhoso esse gênero, eu adorei!

      Excluir
  10. Oi, Mika!
    Eu não conhecia esse livro, mas só pela sua resenha já fiquei com vontade de ler. Melhor ainda saber que ele está no Unlimited! Vou procurar por lá e colocar na minha lista de leituras!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      O livro é bem curtinho, dá pra ler brincando e tenho certeza que você pode gostar.
      Beijo

      Excluir
  11. Oi Mi!
    Desde que eu vi a capa desse livro eu fiquei MEU DEUS EU PRECISO LER JÁ. Eu me apaixonei pela sinopse e sou muito curiosa para conhecer a escrita da autora :) Achei legal suas considerações sobre o livro, espero que tenha outras continuações para que a autora possa ir trabalhando nesses pontos! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia
      A ideia é lançar livros até o 5º semestre, então muitas águas irão rolar ainda hsausahsua eu tenho certeza que terá muita coisa melhor desenvolvida!

      Excluir

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤